O terçol, definido pelos oftalmologistas como hordéolo, é uma infecção bacteriana que atinge as glândulas localizada nas pálpebras dos olhos. Este desconforto é bastante comum e acomete jovens, adultos e idosos da mesma forma, sempre caracterizado por uma lesão com aparência avermelhada com pus.

Outros sintomas comuns são o inchaço, dor, coceira, secreção, embaçamento da visão e sensibilidade à luz. Na grande maioria dos casos, o terçol é autolimitado, ou seja, ele desaparece sozinho depois de três a cinco dias sem a necessidade de um tratamento específico.

A principal causa do surgimento do terçol é a infecção por microrganismos, que geram a inflamação no local. Entretanto, a seborreia, acne, a desregulação dos hormônios e o excesso de oleosidade também podem ser responsáveis pelo surgimento deste problema.

Tratamento

Para reduzir o incômodo do terçol, podem ser realizados tratamentos caseiros – desde que sejam seguidas algumas recomendações:

  • Mantenha a região dos olhos limpa, eliminando as possíveis secreções;
  • Aplique compressas mornas no local afetado durante dez a quinze minutos, de três a quatro vezes ao dia;
  • Evite tocar ou espremer a inflamação, pois isto pode piorar o caso;
  • Não utilize maquiagem ou lentes de contato, para não expandir a lesão

Caso o terçol não desinflame depois de uma semana, é importante buscar o atendimento de um oftalmologista ou dermatologista, que irá recomendar o tratamento adequado para a lesão, podendo variar desde pomadas e colírios até antibióticos ou uma pequena cirurgia para a drenagem dos líquidos.

0764

Você também pode gostar de:

Comments are closed.