Algumas famílias seguem a tradição de começar a ceia de Natal só a partir da meia-noite. Outras costumam jantar mais cedo. Mas, entre elas, há uma coisa em comum: os pratos servidos não costumam ser dos mais leves. Há desde carnes ultra processadas até alimentos que, com o calor, podem enfrentar uma proliferação de bactérias. Mas não é preciso se assustar. Algumas alterações no cardápio podem garantir uma refeição natalina saborosa e bem mais saudável.

Já pensou em trocar, por exemplo, a maionese de legumes por uma feita com iogurte natural ou creme de ricota, ambas opções menos calóricas? Fica uma delícia. E, na hora de escolher a proteína, você sabe qual delas faz menos mal à saúde?

O tender, presente em muitas mesas, é um embutido, uma carne processada cheia de sódio, corante e conservantes. No lugar dele, aposte no peru ou no chester, carnes brancas e magras, com baixo teor de colesterol. Ambos são boas opções, com leve vantagem para a carne de peru, que tem um pouco mais de proteína, vitaminas e minerais.

Na hora do preparo, em vez de lambuzar a carne com manteiga, use uma marinada com suco de frutas para dar um toque especial e receber os elogios da família e dos amigos. Vale laranja, abacaxi e o que mais sua imaginação permitir.

A farofa, outra queridinha do brasileiro, e sempre presente no Natal, também merece atenção especial. Nada de comprar farofa pronta! Com alto teor de gordura saturada e de sódio, ela deve ser evitada e trocada por uma caseira. Um lembrete: não precisa exagerar na manteiga e nem adicionar bacon ou linguiça. Ela fica muito saborosa com cenoura ou cebola, por exemplo.

Oleaginosas como castanhas, amêndoas e nozes também dão um sabor diferente e podem fazer bonito, combinando com sementes como as de gergelim e girassol, que vão deixar seu prato ainda mais crocante.

Na hora da sobremesa, uma boa rabanada deixa todo mundo com água na boca. Mas, atenção, ela não precisa ser frita, e a receita pode ser adaptada para uma saborosa versão assada.

0409

Você também pode gostar de:

Comments are closed.