O sedentarismo, o estresse e o abuso dos produtos industrializados e ultra processados são grandes responsáveis pelo ganho excessivo de peso das crianças e adolescentes pelo mundo, o que pode ser o primeiro passo para a obesidade infantil.
Se seu filho está nesse grupo, não precisa se apavorar: algumas mudanças de hábito podem contribuir para uma alimentação mais saudável e o retorno do peso saudável. Confira abaixo algumas dicas para ajudar nesse processo:
1. Envolva a criança durante a preparação das refeições, para que ela conheça novas texturas e sabores, aumentando o interesse por alimentos mais saudáveis, com legumes e verduras.
2. Substitua os alimentos mais gordurosos, como frituras, por versões mais saudáveis; um exemplo é o bife à milanesa, que pode ser trocado por um filé grelhado, e as batatas fritas, que podem ser feitas ao forno com um fio de azeite.
3. Participe junto ao seu filho deste processo, consumindo alimentos mais saudáveis juntos; isso vai incentivá-lo a manter os novos hábitos.
4. Diminua o tempo da criança em frente as telas; isso ajudará a aumentar a movimentação e aderir a outras atividades.
5. Leve os pequenos para atividades ao ar livre, como parques, praças e clubes; piqueniques e brincadeiras entre amigos ajudam na saúde física e mental.
6. Estimule as crianças a participar de brincadeiras antigas, como pular corda e jogar amarelinha; se possível, vale a pena investir em um trampolim jump.
7. Evite os sucos de frutas artificiais, que possuem excesso de açúcares; no lugar, dê pedaços de frutas à criança.
8. Diminua o consumo de alimentos processados, como biscoitos recheados e refrigerantes.
Lembre-se sempre que é fundamental que os pequenos sejam levados a um especialista, para que haja a análise individual do caso e quais caminhos seguir para manter a saúde e o bem-estar em dia!