A chegada de um novo ano é envolta de novas metas, objetivos e promessas de dias melhores. Esta expectativa por novos planos que estão por vir também se misturam com o estresse e a ansiedade pela mudança de ciclos. Pensando nisso, separamos dez dicas para iniciar este período de forma mais saudável.

1. Um tempo sem celular
Ao acordar, a primeira ação que fazemos é jurar para nós mesmos que iremos apenas dar uma olhadinha nas mensagens do celular. Entretanto, acabamos respondendo todas as mensagens, o que demanda tempo e diminui o espaço que você teria para se concentrar em outras questões importantes. Às vezes é preciso desconectar-se.

2. Concentre-se no autocuidado
Concentre-se em como irá se levantar da cama. Sentar-se, espreguiçar-se e realizar exercícios físicos pode ajudar a diminuir sua ansiedade. Aos poucos, você irá perceber como seus dias ficarão melhores a partir desta rotina.

3. Alimente-se bem
Comece o dia repondo suas energias com uma alimentação balanceada. Você passou horas dormindo e seu corpo precisa reabastecer para que funcione adequadamente.

4. Priorize o que é importante
Concentre-se nas mensagens e tarefas relevantes, elaborando uma lista de prioridades diárias e semanais. Isto evita o seu desperdício de energia e ajuda a guiar o seu dia.

5. Crie alarmes
Mantenha alarmes para tarefas muito importantes, como pesquisas da escola, trabalhos em grupo, data das provas e demandas do trabalho. Programe o alarme para um dia antes. Assim, você terá tempo hábil para os últimos preparativos.

6. Aprenda a dizer não
Se você adicionar mais tarefas na sua lista diária do que poderá cumprir, isso pode desencadear ansiedade, afinal você mesmo sabe que chegando no final do dia ainda terá muitas coisas a serem realizadas. Evite assumir compromissos que não poderá cumprir, agendando para quando for possível.

7. Hora da concentração
Desligue seu celular enquanto estiver realizando alguma tarefa importante. Se for o caso, deixe-o em um lugar de difícil acesso. Mantenha em seu ambiente de trabalho apenas aquilo for necessário, como papéis, livros e água, e não esqueça de parar em intervalos regulares para se movimentar pela casa ou ir ao banheiro, por exemplo.

8. Ar livre
Quando for possível, organize sua rotina de forma que haja espaço para a prática de um esporte ou atividade de lazer ao ar livre. Experimente ir ao trabalho a pé ou de bicicleta, e se seu emprego é no modelo home-office, vale a pena tirar um dia da semana para trabalhar em outro ambiente fora de casa, como um café ou um coworking – muitos shoppings hoje em dia possuem este espaço de trabalho compartilhado de forma gratuita.

9. Estipule horários
É fácil nos perdermos no meio de tantas tarefas diárias para realizar. Por isso, estabeleça horários para as suas demandas, reservando tempo para a alimentação, hidratação e autocuidado. Existem técnicas de gestão de tempo, como o modelo Pomodoro (que estabelece ciclos de 25 minutos de foco com intervalos de cinco minutos de descanso), que podem potencializar seus esforços.

10. Hora de dormir
Se organize antes do início do seu sono. Se tiver que sair no dia seguinte, separe a roupa e as coisas que vai precisar, evitando correria e estresse logo ao acordar. Evite utilizar o celular na cama, pois a luz da tela prejudica a ação do hormônio do sono; escolha ler um livro e tomar uma bebida relaxante, como um chá.

Com pequenas mudanças de hábito você pode ter um ano muito mais leve e saudável. Cuide-se!

0895

Você também pode gostar de:

Comments are closed.