Quem nunca fez uma listinha com tudo o que pretende alcançar no Ano Novo? Pode ser perder uns quilinhos, se exercitar mais, trocar de emprego, ter mais tempo para si mesmo… Os desejos de cada um variam muito, mas, na hora de planejar o que se deseja em 2023, é preciso que todos tenham pelo menos algo em comum: saber que criar metas impossíveis não ajuda em nada e só gera ansiedade.

Por isso, listamos 10 dicas para que você comece o próximo ano de forma mais leve, com menos estresse, aproveitando melhor cada momento do que está por vir. Confira:

1. Planeje, mas saiba que nem tudo sairá como o esperado, e tudo bem

A ideia de que podemos controlar tudo provoca muita frustração porque não temos este poder. Compreender que não é possível seguir à risca tudo o que havíamos imaginado é libertador. Abra a cabeça para lidar melhor com os imprevistos e tenha em mente que, no final, tudo vai dar certo, mesmo que de um jeito diferente.

2. Cultive seus afetos

Os últimos anos foram difíceis. Por causa da Covid, fomos obrigados a descobrir uma nova forma de nos relacionarmos e passamos por momentos de solidão. Agora, é hora de recuperarmos o tempo perdido. Procure ver seus amigos com frequência maior. Está sem tempo para marcar um jantar? Não tem problema. Inclua quem você ama em tarefas do cotidiano. Já pensou em chamar uma amiga para faz supermercado juntas? Vai ser mais divertido.

3. Exercite-se, mas do seu jeito

Ninguém duvida que criar uma rotina de atividade física é importante para a saúde física e mental. Mas não comece o ano se inscrevendo em uma academia se não gosta de fazer nenhuma das atividades oferecidas. Pense em algo que dê prazer. Nadar na praia, apostar uma corrida com as crianças, arrumar a casa ao som de uma música animada também contam. O segredo para manter o exercício físico é torná-lo agradável, e não uma imposição.

4. Se alimente bem

Quem nunca começou o ano com uma dieta maravilhosa no papel e, à medida em que os dias passam, percebe que não vai conseguir segui-la, seja por causa da rotina atribulada, seja pela falta de disposição? Aprenda: dieta boa é aquela possível! Comece a se alimentar melhor eliminando ou diminuindo a ingestão daquilo que você sabe que não faz bem. Procure fazer substituições saudáveis. Pode ser um processo interessante conhecer novas opções no dia a dia. Em casos de dúvidas, uma nutricionista pode ajudar.

5. Administre melhor o tempo nas redes sociais

A tecnologia facilita a rotina, ninguém duvida, mas o uso excessivo de telas pode trazer prejuízos para nossa saúde física e mental. Procure equilibrar o tempo em que está conectado. Os celulares têm uma ferramenta que pode nos ajudar na melhor administração do tempo de uso. E não esqueça de desligar o aparelho antes de começar a rotina de sono para ter uma noite melhor.

6. Dedique minutos ao ócio ou atividades prazerosas

Se você não tem tempo no seu dia para sentar e não fazer nada por alguns minutos, alguma coisa está errada. O excesso de estímulos e atividades pode causar estresse e outros sintomas psicológicos importantes. Por isso, reveja sua rotina e procure criar um novo arranjo, onde você possa ter alguns minutos para relaxar, ler um livro, assistir um jornal, fazer uma atividade, estar com seus filhos, ou simplesmente não fazer absolutamente nada. O importante é criar um tempo para se dedicar a você. A vida não pode ser apenas um amontoado de obrigações.

7. Comemore

Aprenda a comemorar as suas conquistas e as de quem você ama. Faça uma reflexão e pense em quantas coisas você não se permite comemorar, agradecer, apreciar. A vida pode se tornar mais leve quando aprendemos a ser gratos e gentis com o outro e com nós mesmos.

8. Boa rotina de sono

A qualidade do seu sono pode definir a qualidade do seu dia. Então, criar uma rotina, se afastar das telas pelo menos meia hora antes de se deitar, criar um ambiente calmo e acolhedor, respirar com calma, são atitudes fundamentais, que vão ajudar a ter uma noite tranquila.

9. Cuide da saúde mental

É natural iniciar o ano com vários projetos e depois abandoná-los. Isso pode gerar muito desconforto. Se não conseguir administrar as mudanças no planejamento ou os desafios que a vida impõe, procure acompanhamento psicológico.

10. Saia do automático

Perceba o seu corpo, aprenda a respirar, experimente comer coisas diferentes, teste novos caminhos para chegar ao trabalho, inclua novas atividades no dia a dia, se permita conhecer o novo.

Seguindo essas dicas, você vai perceber que 2023 pode trazer muitas novidades e ganhos. Boas festas!

0508

Você também pode gostar de:

Comments are closed.