Pode reparar, é difícil uma mulher por volta dos 50 anos não reclamar do calor, mesmo quando a temperatura está amena. Isso acontece porque é nesta fase da vida que normalmente chega a menopausa, período em que a menstruação cessa e os hormônios produzidos nos ovários sofrem uma queda vertiginosa. E um dos sintomas mais comuns desta mudança é justamente uma oscilação no termostato do organismo feminino, provocando os famosos “fogachos”.

Mas não é somente o calorão que marca este novo momento da mulher. Quando ela se olha no espelho, percebe que os cabelos estão afinando e rareando. Em alguns casos, eles até mudam de textura. E não para por aí: a pele fica mais seca e o rosto, que perde progressivamente colágeno à medida que envelhecemos, parece que “despencou”. E os quilos a mais chegam sem dó nem piedade.

Como se não bastassem as mudanças corporais, a libido cai, a insônia se instala, e as oscilações de humor se tornam frequentes. Até incontinência urinária aparece. Parece um pesadelo, não é mesmo? Para muitos mulheres, não há dúvidas, é muito desafiador. Mas é possível passar pela menopausa sem tanta turbulência, acredite!

O primeiro passo é entender que você não está sozinha. Todas as mulheres passam pelo mesmo e a troca de experiências pode ser enriquecedora. Yoga e meditação podem ajudar o sono e a ansiedade, vaie a pena tentar. Mas o principal é procurar sempre orientação médica.

Um profissional de saúde, além de explicar o que está acontecendo, pode conversar sobre reposição hormonal, que alivia os desconfortos causados pela menopausa. Muita gente tem medo, pensando que aumenta as chances de surgir câncer de mama, mas novos estudos já mostram que não há risco maior para quem opta pelos medicamentos.

E, além disso, procure ver o lado positivo da chegada da menopausa. Ela é sinal de que a mulher está mais madura, e, sim, isso é bom. Aos 50 anos, a mulher já sabe o que quer e o que não quer, já deixou as inseguranças da juventude para trás e, em muitos casos, já está estabilizada na profissão e financeiramente. No caso da mulher que é mãe, os filhos já cresceram e não demandam tantos cuidados. A menopausa é hora de aproveitar a vida!

0268

Você também pode gostar de:

Comments are closed.