Esqueça aquela criança ou adolescente todo lambuzado, devorando um hambúrguer, ou disputando uma asinha de frango no churrasco de domingo. O mundo mudou e, preocupados com a exploração animal, muitos pequenos e jovens não consomem mais nenhum tipo de carne, ovo, leite ou derivados. Viraram veganos!

A transformação, quando os pais já adotam a dieta, costuma ser mais tranquila. Mas, no caso de famílias que costumam consumir carne, surgem muitas dúvidas. É normal que os pais se perguntem se elas estão de fato consumindo todos os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento.

Mas, afinal, criança pode ser vegana? A resposta é sim! Mas devem ser tomados alguns cuidados. A falta de alimentos de origem animal e de laticínios pode gerar uma deficiência de ferro, vitamina B12, cálcio e zinco, mais presentes na carne, frango e peixe. Por isso, é importante que as famílias procurem um pediatra, nutrólogo ou nutricionista. Estes profissionais vão poder indicar que alimentos devem ser ingeridos e também a quantidade necessária de cada um deles para manter as crianças e adolescentes saudáveis.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Associação Dietética Americana (ADA) e a Sociedade Canadense de Pediatria (SCP), uma dieta vegetariana orientada, acompanhada por um especialista, é capaz de promover o crescimento adequado a todas as crianças e adolescentes, desde que eles sejam monitorados e, algumas vezes, suplementados

Para aumentar a absorção do ferro, por exemplo, existem alguns “truques”. Um deles é deixar o feijão de molho por cerca de 12 horas para diminuir os fitatos, substância que atrapalha a disponibilidade do mineral. Também é importante aumentar o consumo de farinha de trigo e de milho, de hortaliças como nabo e brócolis, e de frutas como limão e laranja. E, independentemente de a criança ser vegana ou não, deve receber até os dois anos suplementação de ferro, uma recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria.

E, para os pais que ainda se preocupam, um recado: o veganismo pode trazer benefícios, como menor ingestão calórica e de gorduras saturadas, e maior consumo de vegetais, fibras e frutas. No caso de adolescentes, a dieta vegana tem um ótimo efeito colateral: evita que os jovens consumam álcool e fumem! Abasteça a despensa com o que seu filho mais gosta e relaxe! Vai dar tudo certo!

0297

Você também pode gostar de:

Comments are closed.