DESCUBRA PORQUE AS VARIZES SURGEM E COMO TRATÁ-LAS

As varizes são veias dilatadas e torcidas que marcam a pele e surgem principalmente nas pernas, causando a sensação de peso na região acometida. Muito conhecida pelo incômodo estético que causam, as varizes podem causar sérios problemas à saúde se não forem corretamente tratadas.

Este problema surge principalmente devido ao enfraquecimento das paredes das veias, responsáveis por retornar o sangue ao coração. Com o tempo, elas se dilatam e se deformam, causando acúmulo dos líquidos e ficando visíveis sob a pele. Além do envelhecimento, outros fatores de surgimento são o sedentarismo, ganho de peso, distúrbios hormonais e questões genéticas.

Sintomas e tratamento

Embora sejam visíveis a olho nu em sua fase crítica, as varizes têm um início silencioso. Os principais sintomas desta patologia são manchas escuras e inchaço da região afetada, junto com formigamentos e maior sensibilidade na área. É importante ressaltar que, mesmo com maior incidência nos membros inferiores, as varizes também podem afetar outras áreas do corpo.

Ao identificar estes sintomas, o paciente deve ir a um angiologista, médico especialista em vasos sanguíneos. Ele irá analisar a região e realizar exames específicos para avaliar o grau de intensidade das varizes e determinar o tratamento adequado: caso esteja em uma fase inicial, a meia elástica é uma boa aliada, já que comprime alguns pontos específicos do membro, melhorando o retorno do sangue ao coração.

Em casos mais graves, existem diferentes alternativas para intervir no problema, como a cirurgia, método convencional onde se realiza incisões na pele para remover a veia danificada. Outras opções são a ablação, com a introdução de um cateter aquecido para destruir o tecido, e a escleroterapia, onde aplica-se uma substância química na área afetada sem necessidade de internação ou anestesia.

Cuidados preventivos

O diagnóstico precoce é essencial para obter um tratamento menos invasivo e evitar a progressão da doença para níveis extremos, como o surgimento de inflamações e úlceras na pele. Junto com isto, é importante movimentar e fortalecer os músculos do corpo, para aprimorar o fluxo do sangue, além de cuidar da alimentação e reduzir o peso.

0927

Você também pode gostar de:

Comments are closed.