ENTENDA COMO UMA GOTINHA DE SANGUE PODE MUDAR O FUTURO DO SEU BEBÊ

Há exames simples que podem salvar vidas. Um deles é o Teste do Pezinho, que é feito na primeira semana de vida do bebê e é capaz de diagnosticar, com uma única gota de sangue, mais de 100 doenças que podem causar graves complicações e até a morte prematura.

Feito por meio de uma coleta de sangue do calcanhar do bebê — local que praticamente não causa dor nos pequenos —, o teste é rápido, pouco invasivo e contribui na identificação de doenças raras e graves, que podem ser crônicas, genéticas e incuráveis, antes mesmo do aparecimento dos sintomas. Vale ressaltar que o teste é obrigatório e sua versão básica é realizada, de forma gratuita, por meio do Programa Nacional de Triagem Neonatal do Sistema Único de Saúde (SUS). A rede privada, por sua vez, oferece uma versão ampliada do exame.

O teste básico identifica até seis tipos de doenças:

  • Hipotireoidismo congênito: quando não tratada pode ocasionar comprometimento mental grave.
  • Hiperplasia adrenal congênita: afeta os hormônios como cortisol e aldosterona. Sem tratamento, pode levar o bebê a uma grave desidratação e evoluir até para sua morte.
  • Anemia falciforme: alteração genética nas hemácias, que passam a ter menos capacidade de transportar oxigênio para as células do corpo.
  • Deficiência de biotinidase: pode causar convulsões, surdez, ataxia, dermatite, queda de cabelo e atraso no desenvolvimento.
  • Fenilcetonúria: doença rara que afeta o sistema neurológico.
  • Fibrose cística: afeta os aparelhos digestivo e respiratório, além das glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do suor.

Alguns recém-nascidos podem apresentar resultados falsos positivos ou falsos negativos, principalmente os prematuros. Nestas condições, o teste do pezinho precisará ser repetido posteriormente, de acordo com a idade gestacional e o peso de cada bebê, para certificar que não houve nenhuma interferência no resultado.

Instituído pela Lei 11.605/2007, o Dia Nacional do Teste do Pezinho é celebrado todo em 6 de junho e tem por objetivo informar sobre a importância da realização do teste e de sua obrigatoriedade para todos os recém-nascidos.

Faça a sua parte, busque ajuda do seu médico e proporcione um futuro muito mais saudável para seu bebês!

0752

Você também pode gostar de:

Comments are closed.