As férias escolares estão chegando e as crianças retornarão ao ambiente em que se acostumaram a ficar bastante nos últimos dois anos. Todos sabemos que a relação entre os pequenos e o ambiente doméstico requer limites e cuidados, principalmente com a segurança. Por isso, vamos fazer um “tour” pela sua própria casa e, desta forma, orientar você, responsável, a tomar alguns cuidados básicos para que o descanso da garotada não se torne uma grande dor de cabeça para todos.

Começando pela sala, a entrada da casa. A primeira recomendação é que você mantenha a porta que dá acesso à varanda, à garagem ou ao hall de elevadores sempre fechada. Já as janelas, vãos de escadas, sacadas e balaústres, que são outros pontos críticos de qualquer casa com criança, devem sempre ter uma tela de proteção.

Na sala de jantar, fique sempre ligado nas tentativas dos pequenos de subir nas cadeiras e lembre-se de ter cuidado com toalhas de mesa mais longas, que podem ser puxadas, causando acidentes. Além delas, os tapetes também são grandes causadores de tropeços e tombos nas salas, por isso, é importante que eles possuam antiderrapante nas bordas, garantindo assim mais aderência ao chão. Por fim, as famosas quinas das mesas devem estar com protetores de borracha (facilmente encontrados em lojas).

O banheiro, por sua vez, é uma região onde a criança pode ter contato com água. Por isso, é importante evitar que elas entrem no cômodo sozinhas – principalmente as mais novas. Deixe a porta fechada e a tampa do vaso sanitário sempre abaixadas e evite que os pequenos usem a banheira sozinhos, pois um simples escorregão pode ser suficiente para um acidente mais sério. Se você guarda medicamentos no banheiro, não deixe em um local de fácil acesso dentro do armário, dando preferência a prateleiras localizadas no alto e em recipientes lacrados.

Certamente o lugar mais desafiador, a cozinha é cheia de objetos pontiagudos e de locais com altas temperaturas. Por isso, essa é outro cômodo onde não é recomendado que a criança faça voos solo. Tome bastante cuidado com cabos de panelas sobre o fogão – o ideal é que eles estejam sempre virados para dentro – e com o forno, que por estar em altura acessível à criança, precisa de uma atenção maior. Além disso, produtos de limpeza podem causar acidentes ao serem ingeridos e os sacos plásticos podem causar uma asfixia, devendo sempre estar em locais de difícil acesso.

Por fim, no quarto o cuidado deve ser com as quedas, principalmente da cama. Neste caso, o posicionamento dos móveis ou o uso de grades acopladas podem evitar acidentes. Evite deixar a cama em local que permita acesso fácil às janelas. É preciso ficar sempre atento com fios elétricos e tomadas espalhados pela casa, pois eles que podem provocar choques elétricos. Para isso, uma dica simples é apostar em protetores facilmente encontrados nas lojas e que podem mitigar esses problemas. Procure deixar os objetos menores longe do alcance das crianças, até porque elas, quase que instintivamente, acabam levando tudo à boca.

Com pequenos cuidados pode você evitar graves acidentes. Casa segura e criança protegida são, certamente, sinônimo de férias escolares tranquilas e prazerosas. E, em caso de qualquer emergência, busque imediatamente uma ajuda profissional e ligando para o Corpo de Bombeiros, no 193, ou para o SAMU, no telefone 192.

0769

Você também pode gostar de:

Comments are closed.