A SAÚDE DOS OSSOS PASSA PELOS BONS HÁBITOS

A expectativa de vida aumentou bastante nas últimas décadas. E um dos grandes desafios dessa longevidade é justamente envelhecer com qualidade. Diante disso, a saúde dos ossos vem ganhando cada vez mais espaço.

Os ossos do corpo humano são compostos por um tecido vivo que está em constante processo de renovação ao longo da vida – ele é definido pela remoção das áreas envelhecidas e pela consequente formação de novas células ósseas. Quando chegamos a uma certa idade, é natural que este processo sofra um desequilíbrio, onde a remoção das áreas envelhecidas torna-se mais intensa do que a formação de novas células. Como resultado, temos a diminuição da massa óssea. Nos casos mais leves, temos uma condição denominada osteopenia. Nos casos mais severos, estamos diante da conhecida osteoporose.

A osteoporose pode ocorrer em ambos os sexos, porém a maior incidência é entre mulheres. E isso possui relação com o estrogênio, hormônio que sofre considerável queda após a menopausa. Estima-se que a proporção da doença para homens e mulheres seja de um para seis a partir dos 50 anos. E duas mulheres para um homem acima de 60 anos.

A doença não costuma apresentar sintomas, mas facilita a ocorrência de fraturas. Em casos mais avançados, elas podem ocorrer mesmo quando não há um trauma grave, como uma forte queda.

Como é o tratamento?

Para começar, é preciso fazer adaptações ao estilo de vida. Nem sempre é preciso usar medicamentos. Fugir do sedentarismo pode diminuir a perda óssea. Uma boa alimentação, com ingestão de cálcio e vitamina D, é fundamental para a saúde dos ossos. Para pacientes com alto risco de fraturas é recomendado o tratamento medicamentoso, geralmente com remédios via oral e, caso haja alguma restrição, injetáveis.

O tratamento da osteoporose é multiprofissional e o ideal é ter um acompanhamento em conjunto de uma nutricionista ou nutrólogo, além de um ginecologista e endocrinologista. Um educador físico e um cardiologista também são interessantes para avaliar as condições para atividades físicas.

Viva com saúde!

0721

Você também pode gostar de:

Comments are closed.