Dor muscular: como prevenir e cuidar sem o uso de medicamentos

Quem nunca sentiu aquela dor muscular após um treinamento físico? Um mau jeito, uma carga excessiva de exercícios ou até mesmo uma alteração no metabolismo podem provocar o incômodo, que pode durar horas a fio. Em alguns casos, o problema pode ser mais duradouro e atrapalhar a rotina.

Como surge a dor muscular

A dor muscular é o resultado de um processo inflamatório do músculo. Sempre que uma região é trabalhada surgem microlesões que precisam ser recuperadas e, durante essa fase, o desconforto pode surgir.

Na musculação, as dores são mais comuns porque o objetivo é justamente gerar essas microlesões para ganho de massa muscular. Na maior parte das vezes, as lesões acontecem quando a pessoa alonga o músculo.

Os exercícios podem ser divididos em duas fases: concêntrica e excêntrica. Por exemplo: no momento em que a pessoa dobra os braços para levar os pesos em direção ao peito ela está na fase concêntrica, quando há a contração do músculo e o encurtamento das fibras. Já a fase excêntrica é quando ela volta o peso para a posição inicial, alongando o músculo. É na fase excêntrica que a maioria das lesões acontece, tanto na musculação quanto nos esportes em geral.

Como prevenir a dor muscular?

Melhor do que sofrer com uma dor que pode, inclusive, gerar downtime e atrasar o retorno aos treinos, é trabalhar com a prevenção. E a melhor forma é respeitar a carga que o corpo consegue suportar. Outra dica é fazer alongamentos dinâmicos, como trotes e exercícios pendulares, nos dias de treino intenso. A hidratação também é fundamental, bem como seguir a frequência dos exercícios. E, claro, na hora de finalizar a sessão, cinco minutos de alongamento são fundamentais para evitar transtornos.

Como diminuir a dor muscular

O mais importante é esperar pela recuperação do músculo. Para amenizar a dor, algumas técnicas como a crioterapia – que é a imersão em gelo -, e compressas frias são bem-vindas. Uma corrida leve no dia seguinte ao treino também faz com que o sangue circule melhor pelo corpo, ajudando na eliminação de fatores pró-inflamatórios. O alongamento frequente também pode ajudar a mitigar as dores musculares. Mas a realidade é que nem todos têm esses cuidados. A maioria das pessoas recorre à caixa de remédios e, sem orientação médica, faz uso indiscriminado de anti-inflamatórios e analgésicos, o que pode agravar o problema, e causar novos.

Mas não é preciso correr riscos à toa. A tecnologia pode oferecer soluções rápidas, indolores e não invasivas para tratar o problema. Uma delas é o “Tens Alívio Já”, da G-Tech, um eletroestimulador portátil que combate a dor de forma rápida e sem o uso de medicamentos. Sua tecnologia age diretamente no foco da dor, emitindo estímulos elétricos que bloqueiam a mensagem enviada para o cérebro. Com cinco modos de funcionamento, é possível encontrar a forma mais confortável e aproveitar todo o benefício de um produto seguro e eficaz.

Além das dores musculares e nas articulações, o Tens G-Tech Alívio Já é indicado até mesmo para o alívio das cólicas menstruais. O aparelho é leve, reutilizável, portátil e tem bateria recarregável. Ele é indicado para:

  • Cólicas menstruais
  • Estímulo muscular positivo (EMS)
  • Dores musculares após exercícios (incluindo overtraining)
  • Bursites (como no quadril e de ombro)
  • Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho
  • Fibromialgia, osteoartrite e artrose
  • Tendinites e epicondilites crônicas
  • Dores pós-parto (consulte seu médico antes do uso)
  • Dores nas costas e distensões musculares
  • Outras dores musculares crônicas
  • Outras dores pélvicas crônicas (como a endometriose)

Você pode ficar por dentro das novidades sobre o Tens G-Tech Alívio Já acompanhando seu perfil no Instagram, o @tensgtech. Cuide-se!

02123

Você também pode gostar de:

Comments are closed.