Após o Outubro rosa, a comunidade de saúde volta seus esforços para promover outra campanha importante, o Novembro azul. O movimento nasceu na Austrália em 2003 e se espalhou pelo mundo com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A campanha contra a doença, que em 2020 acometeu mais de 65 mil homens no Brasil, é o maior movimento em prol da saúde do homem no país e busca oferecer informações claras, seguras e de qualidade sobre o câncer de próstata, já que os dados recentes mostram que os pacientes só buscam ajuda especializada quando a doença já está em estágio avançado.

Quando descoberto no início, o câncer de próstata chega aos 95% de chances de cura – o que mostra a importância de realizar os exames preventivos com frequência. É preciso que homem seja protagonista da própria saúde, rompendo com os preconceitos que ainda envolvem o autocuidado masculino.

Sintomas principais

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, assemelhada a uma castanha. Ela se encontra abaixo da bexiga e tem como principal função, junto com as vesículas seminais, a produção de esperma

Na fase inicial, o câncer não apresenta sintomas, tendo os primeiros sinais somente quando a doença está em fase avançada. Nesta etapa, é possível identificar dor óssea, dor ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina/sêmen.

Diagnóstico precoce

Os homens a partir de 45 anos devem ir ao urologista para realizar os exames preventivos, que envolvem o toque retal, onde o médico analisa alterações como endurecimento e nódulos suspeitos, exame de sangue PSA, que identifica o possível aumento da concentração de enzimas na região, ressonância magnética ou biópsia.

Apesar de ter grande foco no câncer de próstata, o Novembro azul também chama atenção para outras questões de saúde, como ISTs e cuidados com a saúde mental, principalmente no período pós-pandemia.

Visitar o médico para avaliações periódicas é essencial para ter bem-estar e uma boa qualidade de vida!

0703

Você também pode gostar de:

Comments are closed.