A vida corrida leva muita gente a se alimentar de forma automática, sem sequer prestar muita atenção ao que está ingerindo. Pare para pensar e tente se lembrar: quantas vezes você já jantou diante da televisão ou comeu qualquer coisa no horário do trabalho, às vezes até mesmo em cima do computador, ou com um olho no prato e outro no celular? Foram tantas que é impossível calcular, não é mesmo?

É claro que se alimentar desse jeito não traz nenhum benefício para a saúde. Não é raro que, para facilitar, entrem ultraprocessados no prato. Eles são vilões da vida saudável e responsáveis pelo surgimento de diversas doenças, todo mundo sabe.

Mas como mudar hábitos que já estão arraigados e fazem parte do dia a dia? Uma das maneiras é adotando o Mindful Eating, que nada mais é do que comer com atenção plena. A ideia é estar presente no momento da alimentação, prestando atenção ao que se está fazendo e usando todos os sentidos.

É preciso perceber a textura do alimento, o sabor e até mesmo a aparência. A parte emocional também conta: é necessário identificar se você está comendo por fome biológica ou por fome emocional. Quem nunca devorou uma barra inteira de chocolate ou avançou em um prato de batatinhas fritas por pura ansiedade?

Parece complicado? Não é, não. Para começar a colocar em prática o Mindful Eating, faça pequenas mudanças na rotina. Tente cozinhar suas próprias refeições. Além disso, coma devagar, mastigue com calma, fazendo intervalos entre uma garfada e outra, para ter consciência do que está ingerindo.

Essas pausas também permitem que se identifique mais facilmente o momento em que estamos saciados, já que o organismo leva normalmente 20 minutos para saber quando é a hora de parar, após comer.

Além disso, opte por pequenas porções. Quando colocamos muita comida no prato, a chance de queremos “raspar” tudo, mesmo sem vontade, aumenta. Outra atitude benéfica é ficar longe de dispositivos eletrônicos. Isso mesmo, nada de televisão ligada ou celulares e tablets por perto. No início, se você conseguir praticar Mindful Eating em apenas uma refeição já será um ganho.

Aos poucos, amplie para todos os momentos. O impacto da prática é grande. Ela é capaz de reduzir quadros de ansiedade e melhorar sua saúde como um todo. E, de quebra, ainda ajuda a perder aqueles quilinhos a mais. Cuide da sua alimentação!

0346

Você também pode gostar de:

Comments are closed.