A obesidade já atinge mais de 40 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde, de 2020. Combater o problema não é fácil e só quem luta contra a balança sabe como pode ser difícil deixar os quilos a mais para trás.

Mas perder peso não é impossível. Algumas mudanças de hábito podem facilitar o processo e, de quebra, deixar seu organismo mais saudável. Uma das trocas que vão fazer bem à sua saúde é substituir alimentos ultraprocessados, cheios de sódio, açúcar e gorduras ruins, por vegetais, legumes e frutas.

Investir em pães integrais, gorduras boas, como azeite, e carnes magras, de preferência de peixe ou frango, também ajuda na perda de peso. A máxima “descasque mais e desembale menos” deve ser seguida à risca.

Outra dica é ficar atento às compras. Para evitar cair em tentações na hora de ir ao supermercado, faça uma lista do que precisa. Assim, a chance de alimentos pouco saudáveis e muito calóricos irem parar dentro do carrinho (e da sua casa) é menor.

Um cuidado fundamental é manter a hidratação sempre em dia. O consumo de dois litros de água por dia, no mínimo, ajuda na digestão e no funcionamento do organismo como um todo. Caso não tenha o costume de ingerir a bebida, coloque alarmes no celular para lembrar de tomar um copo de hora em hora. Mas atenção! Hidratação é com água! Sucos industrializados e refrigerantes devem ser evitados, pois têm muito açúcar.

Os exercícios físicos são indispensáveis para manter a saúde em dia. Eles são aliados também para quem precisa diminuir os números na balança. Se o sobrepeso atrapalhar a movimentação, opte por atividades leves e moderadas para reduzir a inflamação do tecido adiposo. Os ideais são caminhada, exercícios funcionais e dança. Atividades de alto impacto, como corrida, podem sobrecarregar as articulações e devem ser evitadas.

Durante o emagrecimento, é preciso também prestar atenção à saúde mental. Não se deixe abater quando estiver em platô, aquele momento em que, depois da perda de peso, nada acontece e, por mais restrições que sejam feitas, nenhum quilo vai embora. Nesse momento, se entenda com seu corpo e cuide-se!

0572

Você também pode gostar de:

Comments are closed.