Em abril, uma notícia chamou atenção para um assunto que acaba, muitas vezes, sendo esquecido: a alergia alimentar. O jovem influencer Brendo Yan da Silva, de 27 anos, morreu após grave reação alérgica provocada por um bolinho de camarão. Esse tipo de situação ocorre quando o organismo não tolera uma substância específica, levando o sistema imunológico a reagir de forma agressiva, até exagerada. Esse tipo de resposta pode evoluir para um quadro de choque anafilático.

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Absai), 10% dos brasileiros, entre adultos e crianças, sofrem com algum tipo de alergia alimentar. Centros de pesquisas internacionais vêm registrando, nas últimas décadas, um aumento de casos desse tipo. Nos EUA, por exemplo, o número de crianças atendidas em hospitais diagnosticadas com esse problema registrou um salto de 200% entre 2005 e 2014.

E as crianças são justamente as principais vítimas das alergias alimentares. Elas representam de 6% a 8% das incidências de casos no Brasil. Desde recém-nascidos alguns sinais podem ser facilmente identificados, como inchaço, diarreia, tosse e falta de ar. Pesquisa publicada pelo Journal of Allergy and Clinical Immunology aponta que dar pequenas quantidades de manteiga de amendoim para bebês, entre 4 e 6 meses de idade, pode gerar redução de 77% dos casos de alergias. Essa é uma intervenção simples e barata, que pode trazer uma ótima solução para gerações futuras.

Os alimentos que mais causam alergia são: leite, ovos, nozes, peixes, crustáceos, mariscos, trigo, soja e gergelim. O diagnóstico é feito a partir dos sintomas, tendo como principais referências a discrição do paciente e os sinais evidenciados pelas reações identificadas. O único tratamento indicado é evitar o alimento causador da inflamação.

No caso das crianças, é importante que as escolas sejam informadas sobre as alergias e intolerâncias alimentares dos alunos. As instituições de ensino, por sua vez, podem realizar seminários sobre o tema, reforçando a importância das ações preventivas.

Mantenha a atenção e cuide da sua saúde!

0307

Você também pode gostar de:

Comments are closed.