OS ESPANHÓIS ESTÃO CERTOS: TIRAR A SIESTA FAZ BEM À SAÚDE

Na Espanha, o hábito da siesta, aquele cochilo no meio da tarde, de preferência após o almoço, sempre foi uma tradição. Hoje em dia, nos grandes centros urbanos, nem todo mundo consegue parar, mas, em locais menores, é possível encontrar cidades-fantasma no horário de 14h às 17h. Até as lojas fecham para que todos possam ir para casa tirar aquela soneca.

Exagero? Que nada! Está comprovado cientificamente que um soninho no meio da tarde é revigorante. Os cochilos curtos, de até 30 minutos, ajudam a melhorar a memória e a aumentar a produtividade, segundo uma pesquisa americana.

O Centro de Sono e Cognição da NUS Medicine, nos Estados Unidos, avaliou o sono e cochilos de 32 voluntários e chegou a conclusão que todos que conseguiram adormecer no meio da tarde ficaram mais alertas e com o humor melhor. Mas os que dormiram 30 minutos tiveram outra vantagem: tiveram ganhos de memória.

Isso aconteceu porque as pessoas, revigoradas pelo descanso, ficaram mais atentas. E, para a consolidação da memória, estar vigilante é essencial. Quem nunca esqueceu de algo por estar muito cansado, não é mesmo?

Mesmo ficando paradas durante as horas do sono da tarde, as pessoas não perdem em produtividade para aquelas que ficaram acordadas. Elas despertam cheias de energia. Se você puder trabalhar em home office, tente um dia tirar a sesta e veja se percebe alguma mudança.

E não esqueça que bons hábitos de sono noturnos também são fundamentais. Uma outra pesquisa, apresentada no Congresso Mundial de Cardiologia, mostrou que pessoas que dormem entre 7 e 8 horas diárias, não têm dificuldades para adormecer ou manter o sono mais do que duas vezes por semana, não usam remédios e acordam descansadas, têm maior expectativa de vida que as demais — 4,7 vezes maior!

Se você dorme quando dá e não tem a atenção devida ao seu descanso, é hora de repensar seus hábitos. Já deu sua “sonequinha” hoje?

01017

Você também pode gostar de:

Comments are closed.