Brasil dispõe do maior banco de doadores de leite humano do mundo, o principal aliado no combate à mortalidade de recém-nascidos

O leite materno traz inúmeros benefícios para os recém-nascidos e, de tão importante, tem um dia dedicado à sua doação. Em 19 de maio, celebra-se, desde 2015, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Com apenas um litro do líquido, é possível alimentar, durante um dia, até 10 recém-nascidos que, por algum motivo, não tenham acesso ao alimento.

O leite materno é considerado o padrão ouro para alimentação de bebês, inclusive dos prematuros. Segundo o Ministério da Saúde e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, todos os anos, aproximadamente 150 mil litros de leite materno humano são coletados, processados e distribuídos aos recém-nascidos de baixo peso que estão internados em unidades neonatais de todo o Brasil. O país dispõe da maior rede de doadores de leite materno do mundo.

Quem pode doar?

Não basta ter leite para doar, é preciso também ter alguns cuidados. Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, publicada em 2006, para se tornar uma doadora de leite, a mulher deve estar dentro dos seguintes critérios:

  • Estar amamentando o próprio filho;
  • Ser saudável;
  • Apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de leite humano;
  • Não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação;
  • Não usar álcool ou drogas ilícitas;
  • Realizar exames (Hemograma completo, VDRL, anti-HIV) quando o cartão de pré-natal não estiver disponível ou a nutriz não tiver realizado pré-natal;
  • Realizar outros exames conforme perfil epidemiológico local ou necessidade individual da doadora;
  • Fazer a inscrição em um Banco de Leite perto de casa.

Como realizar a coleta?

Antes de iniciar a coleta, é importante que a mulher entre em contato com o Banco de Leite Humano com os últimos exames para realização de um cadastro. Estando apta, alguns bancos disponibilizam materiais para coleta, como gorro, máscara, frascos de vidro esterilizados e etiquetas para identificação.

O frasco onde será armazenado o leite deve ser lavado com água e sabão e, de preferência, fervido por 15 minutos. A mulher deve estar com cabelos presos, máscara e com as mãos higienizadas até a região dos antebraços. As mamas também precisam estar limpas. A retirada deve ser feita após o bebê ter mamado, ou se as mamas estiverem muito cheias. Antes, é necessário que seja feita a massagem das mamas de forma circular, no sentido da aréola para a base.

Armazenamento

Após realizar a retirada, o frasco deve ser tampado e identificado com a data da coleta e, em seguida, colocado no freezer. O leite pode ser mantido congelado por até 15 dias. Todo o leite coletado e doado passa por um processo rigoroso de controle de qualidade, sendo analisado e pasteurizado nos bancos de leite, antes de ser oferecido a qualquer bebê.

Doar leite, além de um ato de solidariedade, é uma das formas mais eficazes de combater a mortalidade dos recém-nascidos.

0714

Você também pode gostar de:

Comments are closed.