Eventualmente pessoas no mundo inteiro percebem que estão com dificuldades de enxergar nitidamente as coisas ao seu redor. Seja perto ou longe, muitas vezes precisa-se fazer um pouco mais de esforço com os olhos para poder “ver melhor”.

Na maioria das vezes os óculos de grau ou as lentes de contato acabam por solucionar de forma mais imediata o problema. Porém, em outras tantas, é necessário não apenas o uso diário desses acessórios, mas também o de colírios, medicamentos ou até mesmo cirurgias de correção. Quem sofre com problemas como miopia e astigmatismo por exemplo, constantemente precisa realizar exames para saber se o grau aumentou e realizar a troca das lentes, passando a usar novas, de acordo com o seu grau.

Cuidar da saúde dos olhos é necessário porém muitas pessoas não sabem como realizar cuidados simples, capazes de manter os mesmos saudáveis ou não o fazem por achar desnecessário e sem importância. Por isso, listamos de forma rápida e fácil, algumas formas de você cuidar dos olhos e garantir a proteção diária que eles necessitam.

Não usar óculos de sol sem proteção aos raios solares

Muitas pessoas tem o costume de comprar óculos de sol sem indicação médica e sem a proteção contra os raios UVA, UVB E UVC. Ao fazer isso, você está mais propenso a desenvolver doenças oculares e também garantindo um maior desconforto visual. Por isso, quando decidir comprar um par de óculos, busque em lugares recomendados por seu médico e mantenha os olhos protegidos!

Não durma com maquiagem

Para as mulheres é cansativo ter de chegar em casa após um dia de trabalho e realizar a rotina de skincare, retirando a maquiagem e limpando toda a pele do rosto, pois geralmente precisam realizar também outras tarefas. Logo, tirar a maquiagem acaba ficando em segundo plano. Porém, fique atenta aos riscos! Partículas de cosméticos podem entrar em seus olhos, provocando irritações que podem se tornar graves problemas.

Não use colírios sem prescrição médica

Colírios são remédios como quaisquer outros e devem ser utilizados apenas com ordens médicas, afinal de contas possui indicações específicas para o uso e contraindicações, podendo afetar mais ainda a saúde dos seus olhos. Se estes motivos não lhe são claros o bastante, o uso sem necessidade e orientação médicas não irá tratar, apenas mascarar os sintomas.

Consultar frequentemente o oftalmologista

Ir ao oftalmologista periodicamente é muito importante para garantir o cuidado e a manutenção da saúde ocular, podendo, a partir de exames detalhados, detectar antecipadamente doenças mais graves como glaucoma ou catarata. Anualmente deve-se realizar a consulta de rotina, conferindo um melhor acompanhamento de sua saúde visual junto ao especialista.

Por último porém não menos importante, não utilize óculos de grau de outra pessoa. São objetos individuais pois cada um tem sua própria graduação que é prescrita pelo especialista. Além disso, ao usar óculos alheios, você pode sentir desconforto, dores oculares e de cabeça ou tonturas.

0302

Você também pode gostar de:

Comments are closed.