A prática regular de atividades físicas é extremamente benéfica para o nosso organismo, já que ajuda no metabolismo do corpo, na regulação da pressão arterial e promove maior bem-estar físico e mental. Entretanto, para obter bons resultados, é importante ficar atento a alimentação no pré e pós-treinos.

A refeição antes dos exercícios mantém os níveis de glicose no organismo, evitando a hipoglicemia e potencializando a atividade escolhida. Para decidir qual alimentação seguir no pré-treino, é necessário levar em conta o objetivo dele: se é perda de peso, aumento de massa muscular ou até mesmo os dois.
Antes de treinos aeróbicos ou de força, a sugestão é investir em alimentos com alta fonte de carboidratos, como pães, batata doce, barras de cereais e frutas. O horário ideal para comer é entre 30 minutos e uma hora antes da prática esportiva, para evitar a sensação de estômago pesado e dar tempo para ocorrer a digestão.

A alimentação pós-treino é fundamental para recuperar o organismo e os estoques de energia. Quando não há esta reposição, o corpo utiliza a massa muscular para adquirir energia, o que gera perdas musculares indesejadas. Nos primeiros 30 minutos após o treino, é recomendado a ingestão de alimentos ricos em proteínas, como frango, peixes, queijos e iogurtes.

Nas duas partes, é fundamental manter a hidratação do corpo com líquidos como água, sucos, chás ou água de coco. Você deve evitar iniciar os treinos em jejum e os alimentos pesados, de difícil digestão.

Como cada organismo reage de forma diferente ao esforço físico, é importante realizar uma avaliação individual com um especialista para definir uma alimentação balanceada e, se necessário, quais suplementos tomar. Além disso, a carga, intensidade e duração dos exercícios, juntamente com o horário e as preferências de alimentos, são fundamentais nesse processo.

0936

Você também pode gostar de:

Comments are closed.