14 de novembro – Dia mundial do diabetes

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Além da Covid-19, o mundo vive hoje uma outra pandemia de imensas proporções: a do diabetes. Silenciosa e feroz, a diabetes é um distúrbio metabólico causado pela falta ou má absorção de insulina, o hormônio responsável por processar a glicose no corpo.

Estima-se que a doença afete aproximadamente mais de 450 milhões de pessoas pelo mundo a fora (calcula-se, assustadoramente, que esse número pode quase dobrar nos próximos 25 anos), das quais 46% delas sequer sabem que tem diabetes. Só no Brasil, são quase 17 milhões de pessoas que possuem esta síndrome, ou seja, uma a cada 9 pessoas.

Apesar da gravidade, é possível ter uma vida saudável e conviver com a doença, desde que você tenha sempre atenção e controle. Por isso, o dia 14 de novembro é lembrado como Dia Mundial da Diabetes, data escolhida para desmistificar e orientar os diabéticos sobre os detalhes da doença.

O primeiro passo é identificar qual o tipo de diabetes que você possui. A doença é divida em dois tipo:

  • O diabetes tipo 1 é consequência da perda pelo pâncreas da capacidade de produzir a insulina, resultando no ataque dos anticorpos às células produtoras do hormônio. Os sintomas são sede excessiva, feridas que demoram a cicatrizar e alterações na visão.
  • O diabetes tipo 2 é a combinação da diminuição da secreção da insulina com a resistência das células ao hormônio, causando aumento da glicose na corrente sanguínea, Os sintomas são similares a do tipo 1, acrescentando-se fome e perda de peso em excesso.

Identificado o tipo de diabetes, fique tranquilo: com o acompanhamento especializado e controle você pode garantir uma vida longa e saudável. Por isso, você deve manter uma rotina de consultas com seu médico e realizar exames periódicos, de forma a conhecer o seu corpo.

Além disso, vale prestar atenção nestas dicas:

  • Atenção aos remédios: siga o tratamento estabelecido pelos profissionais da saúde de forma correta, atentando-se ao horário dos remédios, as dosagens e a forma correta de ingestão;
  • Foco na dieta: cuidar da alimentação é um ponto chave para manter a saúde em dia. O consumo de frutas e legumes, além de alimentos rico em fibras, proteínas e minerais, é altamente recomendado, mas não deixe de buscar um nutricionista, que irá lhe recomendar a dieta correta para o seu corpo;
  • Exercícios físicos são bem-vindos: um programa regular de exercícios ajuda na circulação de sangue e no controle do nível de açúcar no corpo, fundamentais para enfrentar a doença, além de liberar hormônios que estimulam e geram prazer;
  • Corte o cigarro e atenção ao álcool: o fumo provoca alterações nas artérias e veias, prejudicando a circulação e aumentando o risco de complicações da diabetes. Também é importante lembrar que o processo da quebra do álcool ocorre no fígado, que é o responsável pela regulação do açúcar no corpo, por isso tenha atenção redobrada ao ingerir bebidas alcóolicas e intercale os drinks com água, para manter a hidratação;
  • Monitore frequentemente os níveis de glicose: A G-Tech oferece uma linha de produtos dedicadas para o controle da diabetes, como os modernos glicosímetros G-Tech Smart, que se integram a um aplicativo exclusivo para smartphones, onde você pode acompanhar suas taxas de glicose e controlar a administração de insulina.

Converse sobre a síndrome com seu médico, familiares e amigos, pois a informação é a melhor arma no combate a essa doença silenciosa, mas perigosa. Com pequenas mudanças na sua rotina e a adoção de hábitos saudáveis você poderá conviver de forma saudável com a doença. Cuide-se!

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