Insônia: Quais são as possíveis causas?

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Muitas pessoas frequentemente se queixam de noites mal dormidas onde simplesmente o sono não é tranquilo e direto. Mas quais são as razões para a perda do sono? E o que este grave problema pode acarretar na vida de alguém?

A insônia ocorre por diversos fatores e em momentos distintos. Pode se dar no início do ciclo do sono, quando se sente dificuldades em dormir ou pode ocorrer ao longo do ciclo, quando se acorda e perde o sono, não conseguindo voltar a dormir novamente. Suas causas estão associadas a fatores físicos, biológicos e psicológicos como a ansiedade e o estresse, por exemplo.

A preocupação com trabalho e vida familiar, pessoal, os problemas financeiros e outras coisas podem influenciar na sua rotina do sono, tirando de você a tranquilidade na hora de dormir e, geralmente, são as principais causas da insônia nos adultos. Para evitar que isso ocorra, deve-se relaxar o máximo possível, afastando essas preocupações e aproveitando o momento de dormir para descansar completamente.

Aqueles que sofrem com dores de cabeça e problemas como artrite, distúrbios respiratórios e outros causadores de dor também costumam ter o sono comprometido. Devido as dores, há a presença do mal estar, impedindo que o sono ocorra normal e tranquilamente. Para estes o indicado é buscar a ajuda profissional e realizar o tratamento indicado para enfim poder relaxar e poder voltar a dormir tranquilamente.

Outro fator associado a insônia é o uso de eletrônicos. Celulares, computadores, televisões e afins emitem um tipo de luz que atrapalha a produção de melatonina, o hormônio do sono. Para resolver a insônia neste caso, deve-se evitar o uso excessivo destes aparelhos durante a noite.

Além disso, se você é amante do bom e velho cafezinho, saiba que ele pode ser o motivo pelo qual você sente dificuldades em dormir a noite. Quando em excesso, a cafeína pode gerar insônia e trazer problemas à sua saúde. A nicotina e o álcool também são causadores de insônia e devem ser excluídos de seu dia a dia para conferir a você um melhor descanso durante a noite.

Para dormir tranquilamente, saiba que há algumas dicas valiosas que podem te ajudar. Por exemplo, se está há pelo menos trinta minutos deitado sem conseguir dormir, levante-se. A ansiedade em querer pegar no sono pode acabar prejudicando mais ainda você e te fazendo perder o sono de vez. Tome um copo de leite morno, tome um banho, procure relaxar lendo ou ouvindo música, converse com seus familiares ou veja um filme. Quanto mais relaxado você estiver ao se deitar, menores serão as chances de ter insônia.

Se ainda assim, infelizmente os sintomas persistirem, procure um médico. A partir de alguns exames mais detalhados poderão descobrir a origem do problema e tratar de forma correta, com o uso de medicações próprias para o caso. E não se esqueça, busque manter uma rotina de relaxamento e descanso antes de deitar-se. Quanto mais relaxado estiver, melhor o seu sono irá fluir.

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