Vitamina A e Biotina: qual a importância e onde encontrá-los?

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Estamos cansados de saber que pra que o organismo funcione corretamente, é necessário ingerir diversos nutrientes como vitaminas, fibras, proteínas, carboidratos e minerais. Cada um destes possui uma função específica e deve ser consumido de forma a manter equilibrados os níveis necessários para que seu corpo desempenhe corretamente seu papel.
Os nutrientes são substâncias encontradas em todos os alimentos, agindo no metabolismo orgânico, sendo indispensáveis para o crescimento, desenvolvimento e manutenção das funções vitais, possibilitando assim que você leve a vida de forma saudável, prevenindo o surgimento de diversas doenças.

A Vitamina A pode ser encontrada em vários alimentos ao nosso alcance e são de suma importância para a saúde dos olhos. Ou seja, ela ajuda você a manter uma boa visão, também auxilia na hidratação da superfície ocular e na renovação das células responsáveis por formar o tecido corporal. Por não ser fabricada pelo corpo humano, necessitamos ingerir alimentos de origem animal, como fígado, leite, gema de ovo, frutas amarelo-alaranjadas e oleaginosas (caju, goiaba, pequi, pupunha, buriti, etc), vegetais amarelos (exemplo: abóbora e cenoura) e folhas verdes espinafre e couve, pois estes alimentos são as maiores fontes de provitamina A que, ao ser consumida, é transformada em Vitamina A ativa e age como um forte antioxidante. A carência desta vitamina é uma das principais deficiências nutricionais nos países em desenvolvimento e a principal causa da cegueira evitável. Este tipo de cegueira atinge a retina, a conjuntiva e a córnea, diminuindo a sensibilidade à luz e podendo causar a perda da visão parcial ou total por parte do paciente.

Outro nutriente muito importante é a biotina. Esta é uma das vitaminas do complexo B, conhecida como B7 ou vitamina H. As bactérias intestinais produzem a mesma, porém também pode-se obtê-la através dos alimentos. Para quem sofre com problemas de ordem capilar, de pele ou unhas, este micronutriente é essencial para a solução ou ao menos a obtenção de uma melhora dos problemas do gênero, afinal ela ajuda no metabolismo das gorduras, proteínas e carboidratos (Assim como as demais vitaminas que englobam o complexo B). Ela é responsável pela hidratação do tecido epitelial, não permitindo que sua pele fique ressecada. Ou seja, quando este problema ocorre, pode ser um indício da necessidade de ingerir mais alimentos ricos neste nutriente. Alguns dos alimentos fontes deste composto são facilmente encontrados em mercados e mercearias. Ela está presente nas nozes e no amendoim, no tomate, na gema do ovo, na cebola e na cenoura. Além destas, a alface, a couve-flor, a amêndoa, o leite, as frutas, sementes e a carne vermelha são outros alimentos onde você pode consumir este nutriente que, para cada fase da vida tem uma quantidade recomendada a ser ingerida.

Portanto, procure manter uma alimentação bem equilibrada, onde você componha suas refeições diárias com alimentos fontes destas e outras vitaminas para suprir as carências do seu organismo e garantir o correto funcionamento do seu metabolismo. Não é complicado, você já sabe. Porém, pode e deve procurar a ajuda de um nutricionista para indicar a melhor dieta para você, a fim de que se alimente de forma correta e esteja sempre disposto e saudável.

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