Dia do cardiologista: Como evitar doenças cardíacas?

Tempo de leitura: 3 minutos

O cardiologista é o médico responsável pelos cuidados para com a saúde do coração. Hoje comemoramos o dia deste profissional e, além de parabenizar a cada um destes, hoje, nossa missão é trazer dicas de como você pode evitar a ocorrência de doenças cardíacas de maneiras simples, garantindo a sua vida muito mais saúde, força, vitalidade e longevidade. Seu trabalho vai além da realização de cirurgias de correção, transplantes e outros procedimentos do tipo. Estes profissionais literalmente dedicam-se a salvar corações, impedindo até mesmo de forma antecipada, que estes desenvolvam graves doenças, capazes de causar a morte do paciente.

Muitas pessoas mantém uma rotina diária totalmente prejudicial à saúde de seus corações, ingerindo alimentos gordurosos, não saudáveis, levando uma vida totalmente sedentária, devido a falta de tempo ou vontade própria. E, para piorar, muitos desses nem mesmo comparecem de forma regular ao consultório médico para checagem mensal/semestral ou anual da saúde, aumentando as chances de infartos, AVC’S entre outros, por não terem o acompanhamento necessário realizado no momento correto. Porém, como cuidar-se diariamente e diminuir os riscos de desenvolver doenças ou outros problemas de ordem coronária? O que pode ser feito para evitar estes males?

De forma simples, você e toda sua família podem ter um coração mais saudável e forte. Primeiramente, mudando os hábitos alimentares. Ao dar preferência a ingestão de frutas, legumes frescos e carnes magras, cozidas ou assadas ao invés de fritas, diminui-se a quantidade de gordura que não faz bem ao corpo. Adicionar pouco sal e preferir temperos a base de ervas ao invés dos industrializados também é uma ótima forma de dar gosto ao seu prato sem exagerar no sal e no sódio, por exemplo. Sucos naturais, preparados com a polpa das frutas são muito melhores que refrigerantes, pois este contém, em sua formulação, açúcares, e outros componentes extremamente prejudiciais ao corpo. Mesmo as versões zero, light, diet (que por vezes chegam a ser menos indicados que os normais). Se você fuma ou bebe, saiba que fumar ou consumir de forma exagerada o álcool aumenta as chances de seu coração adoecer.

Logo, ao adotar uma vida mais leve, exercitando-se por no mínimo 30 minutos, indo regularmente ao seu cardiologista e alimentando-se bem, seguindo as recomendações do seu médico ou uma dieta indicada pelo seu nutricionista, você garantirá muito mais energia ao seu dia a dia. Perceberá, conforme o passar do tempo que está mais disposto mesmo após um dia longo e cansativo, que sua respiração está melhor, está mais forte, até mesmo com mais vitalidade. Com isso, seu rendimento no trabalho e até mesmo na sua vida social irá melhorar muito, afinal de contas você terá muito mais disposição para encarar seus dias, principalmente os mais cansativos.

Por fim, reservamos este espaço para saudar a todos os cardiologistas e parabenizá-los pelo seu dia, agradecendo pelo incrível trabalho realizado por cada um de vocês. Todos os dias estes profissionais salvam milhões de vidas mundo afora, devido a dedicação ao paciente e a destreza contidas em suas mãos. Nosso mais sincero obrigado a todos vocês. Vocês merecem todo o agradecimento do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *