Os perigos da hipertensão e como evitar sua ocorrência

Tempo de leitura: 3 minutos

A hipertensão atinge milhões de pessoas no mundo todo, podendo ser fatal. Pode ser um problema hereditário onde devido ao aumento da pressão sanguínea, diversos outros problemas de saúde podem surgir, complicando o quadro do paciente e levando a cada vez mais cuidados extremamente necessários. Com a pressão mais alta, o coração precisa trabalhar de forma mais intensa para distribuir o sangue pelo corpo e ela, por sua vez, aumenta as chances de infarto, aneurisma, acidente vascular cerebral e insuficiência renal e cardíaca.

Há muitas formas de se prevenir e evitar sua ocorrência, porém a maioria das pessoas ignora completamente as recomendações dos especialistas. As causas para seu surgimento são inúmeras, porém os fatores que mais influenciam no aumento dos níveis da pressão arterial são:

– Fumo
– Consumo de bebidas alcoólicas
– Obesidade
– Estresse
– Consumo de sal de forma exagerada
– Colesterol Alto
– Sedentarismo

Não o bastante, pessoas negras, diabéticas e idosos devem redobrar os cuidados, afinal a incidência da hipertensão ocorre com mais facilidade em pessoas dos grupos citados. Então, se é algo tão prejudicial a saúde, podendo matar, como você pode fazer para manter seus níveis de pressão normais?

Bem, primeiramente, mudar hábitos é primordial. Se é fumante, abandone o cigarro e se consome bebidas alcoólicas de forma exagerada, pare. Mude sua alimentação, dando mais cor às suas refeições. Legumes, frutas, verduras devem estar presentes no seu dia a dia enquanto as frituras devem ser evitadas a todo custo. Carnes grelhadas ou cozidas também são uma ótima opção para almoço e jantar. Refrigerantes podem ser substituídos por sucos de fruta natural, de preferência sem açúcar, pois as taxas de açúcar devem ser controladas principalmente pelos os diabéticos. Você também precisa aprender a moderar no sal. Use apenas a quantidade ideal para o preparo dos alimentos, sem exagerar. Se sua rotina é estressante, não pense duas vezes antes de separar um momento do dia apenas para relaxar. Quem sabe, ao chegar em casa, ler um livro, assistir um filme, ouvir música. Para os amantes da cozinha, até mesmo preparar o próprio jantar pode aliviar os níveis de estresse.

Dentre os sintomas, os hipertensos podem apresentar dores de cabeça, fraqueza, tonturas, zumbidos no ouvido, dores no peito, visão embaçada e sangramento nasal. Logo, em caso da presença de um ou mais dos citados, procure um médico o mais rápido possível para a realização de exames e a detecção do problema real. Quanto mais cedo começar o tratamento, melhor.

Aliás, os pacientes de hipertensão contam, aqui no Brasil, com um grande auxílio na hora de realizar seu tratamento. Os medicamentos são disponibilizados gratuitamente pelo sus e também estão disponíveis nas farmácias populares, programa encontrado em diversas drogarias nacionais. Para retirar seu remédio basta apresentar RG, CPF e a receita, que deve ter até 120 de prescrição, no balcão de atendimento da farmácia. E, não esqueça, a G-tech tem uma linha de aparelhos de pressão completa que irá te ajudar a monitorar e cuidar da sua saúde de forma rápida, segura e prática. Acesse nosso site em gtech.com.br e encontre a loja mais próxima a você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *