Doenças de inverno: alimentos que vão diminuir as chances de você contraí-las

Tempo de leitura: 3 minutos

Com a chegada do inverno, todos precisam redobrar os cuidados para não contrair as conhecidas doenças típicas da estação. Gripes, resfriados,rinite, entre outras, como bronquite e asma, comuns à época.
Com as baixas temperaturas, ficamos mais propensos a alergias, narizes entupidos, febre,tosse, sintomas muito característicos a diversas doenças de inverno. Isso, aliado à queda na umidade do ar faz com que seu organismo fique um tanto mais frágil, possibilitando a ocorrência dos problemas de ordem respiratórias anteriormente citados. E, Enquanto uns compram remédios, outros apostam em chás de ervas que auxiliam no combate às mesmas.

Mas você sabia que existem alimentos poderosos capazes de aumentar sua imunidade e proteger seu organismo, diminuindo as chances de você adoecer? Se não fazia ideia desta preciosa informação, a partir de agora vai passar a incluir em sua dieta diária estas opções. Seguindo uma dieta equilibrada, você fortalece sua imunidade e seu corpo, evitando assim problemas como anemias e outros déficits nutricionais, o que, por vez, acaba sendo primordial para o correto e total funcionamento de seu corpo. Ao longo do inverno, você deve dar preferência a verduras, legumes e chás – sim, os chás não está descartados! – Cada um dos itens citados possui propriedades ativas benéficas a sua saúde, podendo ser muito mais do que meros coadjuvantes na sua alimentação. Essa inclusão deve prolongar-se, sendo mantida muito além dos dias frios da estação, sendo utilizadas pelo resto da vida, prevenindo assim, o surgimento de outras enfermidades.

Sem mais delongas, trazemos uma lista com diversas opções para você incluir no seu cardápio e se cuidar com mais intensidade:

Alho
O alho possui compostos que estimulam o sistema imunológico, aumentando a resistência do seu corpo contra diversas doenças como infecções, por exemplo, além disso, o alho contém vitaminas A e C, fundamentais para o correto funcionamento do seu corpo.

Leites, queijos e outros derivados
Produtos a base de leite, como queijos, por exemplo, contém o chamado ácido linoleico, advindo da gordura natural do leite. Essa propriedade do leite vai auxiliar no aumento da sua imunidade.

Frutas cítricas
Laranja, limão, maracujá… Você gosta dessas frutas? então desfrute muito das mesmas, fazendo sucos ou outras receitas. Estas são apenas algumas das oportunidades que seu organismo terá de ingerir vitamina C, principal aliada no combate às doenças de inverno. Consuma os sucos assim que terminar de fazê-los pois com o passar do tempo há a perda de vitamina.

Carnes
A carne vermelha contém zinco. O mesmo é capaz de reduzir a potencialidade e durabilidade de gripes e resfriados. Este mineral pode ser encontrado também nos peixes e em aves como o frango, por exemplo.

Aveia
Se você não gosta de aveia, essa é uma ótima oportunidade para mudar de ideia acerca da mesma. Além de ser ótima para o coração, ela possui beta-glucana, propriedade considerada como uma ótima fonte para a diminuição na severidade de processos infecciosos do sistema respiratório. Você pode inclusive consumí-la com frutas, sucos ou cereais, sabia?

Sopas e Caldos
Nesse friozinho todo mundo adora uma boa sopa. Caldo verde, sopa de ervilha, entre outras são muito comuns nas residências, pois além de serem saborosas, mantém o corpo quente. As sopas são uma poderosa aliada na hora de aliviar as secreções nasais, fazendo com que seu corpo se recupere mais rapidamente de um resfriado, gripe, por exemplo.

Agora que você já sabe o quão fácil é manter sua saúde em dia durante o inverno, que tal começar a agir e se cuidar mais? Seu organismo vai estar muito mais forte quando a primavera chegar e assim você poderá aproveitar os dias belos da estação sem se preocupar. Não há desculpas para você, afinal todos os alimentos aqui citados podem ser facilmente encontrados em mercados e mercearias próximos a você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *