31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco

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O ato de cuidar da saúde está cada vez mais se estabelecendo como prioridade para a sociedade. Ainda assim, antigos hábitos podem gerar grandes consequências, como é o caso do tabagismo. Para auxiliar na conscientização da população, o dia 31 de maio foi escolhido pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 1987, como o dia Mundial sem Tabaco.

O cigarro é responsável por até 90% de todos os cânceres de pulmão, além de ser decisivo no aumento da pressão arterial e do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. No Brasil, o número de fumantes vem caindo expressivamente a cada ano, mas o Ministério da Saúde estima que 14% da população ainda fuma no país.

Como forma de auxiliar quem deseja parar o vício, listamos abaixo algumas dicas que podem contribuir para interromper o hábito de fumar:

• Tenha determinação: parar de fumar é a primeira e mais importante decisão a se tomar, e é preciso que venha do próprio fumante;
• Busque apoio: por mais que a responsabilidade da decisão seja do fumante, os amigos e familiares são conforto em momentos de crise, desde que não sejam impostas cobranças, que podem atrapalhar o progresso;
• Obtenha orientação médica: o suporte de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e psicólogos, é necessário e pode ser obtido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS);
• Substitua o ato de fumar: ao reconhecer os gatilhos que levam a utilizar o cigarro, o fumante deve realizar atividades que substituam os antigos hábitos, como a prática de exercícios físicos, já comprovado cientificamente que reduz a vontade de fumar;
• Invista em uma alimentação saudável: o cigarro afeta o corpo de diferentes formas, sendo uma delas a alimentação. É importante aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras frescas, além de diminuir o consumo de café e álcool, que são potenciais gatilhos para o fumo na maioria dos casos;
• Estabeleça metas: definir objetivos graduais para interromper o cigarro é uma boa forma de ver o progresso realizado, como escolher datas para reduzir o consumo de tabaco ou diminuir o uso da substância a cada dia.

Lembre-se: o mais importante é ter em mente que parar de fumar é uma tarefa árdua, porém, aumenta e muito a sua qualidade de vida, fazendo valer todo o seu esforço.

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