Uma xícara valiosa: Os benefícios do café

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas pessoas afirmam detestar este, que é a bebida favorita entre muitos outros. Muito se fala sobre sobre os efeitos que a cafeína possui, porém ignoram-se os benefícios que, uma boa xícara de café traz ao seu dia-a-dia.  O café é indicado para qualquer hora do dia, e diversas são as formas de o tomar. Você pode escolher o bom e velho café preto ou um cappuccino e há os que ainda preferem um macchiato ou um café gelado para refrescar os dias de calor intenso.

Mas você sabia que, além de te ajudar a manter-se acordado, você sabia que ele oferece diversos benefícios à sua saúde? Abaixo, apresentamos a lista com diversas razões pelo qual você deveria incluí-lo em sua rotina matinal.

  1. Melhora seu fígado e o deixa mais saudável
  2. Te deixa mais inteligente
  3. Estimula seu metabolismo, podendo te ajudar na perda de peso
  4. Possui nutrientes importantes como B2, B3, B5 e Magnésio e potássio
  5. Reduz o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2
  6. Reduz a chances de desenvolvimento de mal de parkinson
  7. Combate a depressão
  8. Te deixa mais feliz, devido a atuação da dopamina (que também auxilia na prevenção do Parkinson)
  9. Diminui as chances de você ter câncer – Tomar aquele cafezinho previne contra diversos tipos de câncer, sabia?
  10. Tomar café diminui os riscos de doenças cardíacas
  11. Café limpa seu organismo! – Você urina com mais frequência, o que bactérias e vírus prejudiciais ao seu organismo
  12. Tomar café te faz ter um sono mais tranquilo: Já foi comprovado cientificamente que, o cheiro do café altera a proteína no cérebro que está atrelada ao estresse.
  13. Reduz as chances de você desenvolver alzheimer e doenças associadas à demência.
  14.  Aumenta sua expectativa de vida em 10%

Além disso, café traz energia, o que, por sua vez, é altamente benéfico ao seu organismo. Ao tomar uma ou duas xícaras de café após acordar, por exemplo, você consegue obter energia suficiente para levar seu dia de forma ativa, rendendo mais nos estudos, no trabalho. Pode trabalhar sem que caia no sono durante o dia. O café evita também problemas respiratórios, uma vez que, ao tomá-lo, o mesmo possui efeito broncodilatador, diminuindo assim a fadiga por parte de seus músculos respiratórios. E se você deseja evitar o surgimento de pedra nos rins, a bebida também é indicada. Com a maior diluição da sua urina, há menos chances de se obter cálculo renal.  

Ao ingerir café, você também está ajudando seu corpo a combater inflamações e a diminuir as chances de você ter um AVC ou desenvolver esclerose múltipla, sabia? O “pretinho”, como é conhecido por muitos, também protege contra os danos causados pelo sol, pois a cafeína pode bloquear o desenvolvimento de tumores na sua pele. 

É claro, você deve limitar o consumo de café a no máximo três ou quatro xícaras por dia, pois doses mais elevadas podem causar problemas como taquicardia, ansiedade, gastrite ou insônia.  Porém, como você já pode perceber, não há razões pelo qual você não deva tomar café. Seguindo as recomendações aqui citadas, apenas obterá bons resultados para sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *