G-Tech no Jornal da Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Hipertensão

Tempo de leitura: 2 minutos

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial foi celebrado em abril e a gente aqui na G-Tech não ficou de fora dessa comemoração! Este ano nos unimos à Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e apoiamos o principal evento de conscientização da cidade de São Paulo, que aconteceu durante todo o dia 26/04, na Plataforma A do Terminal Intermodal Jabaquara.

Na ocasião, além da orientação de profissionais de saúde e dicas para prevenir a doença, que atinge uma em cada quatro pessoas adultas no país, quem passou pelo espaço pode aferir a pressão gratuitamente com aparelhos G-Tech. O evento foi um grande sucesso de público e tivemos a honra de sermos mencionados no Jornal da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Entenda um pouco sobre a hipertensão

Você sabia que, no Brasil, uma em cada quatro pessoas adultas sofre de hipertensão arterial? Mas, afinal, o que é esta doença que atinge 25% da população e até 50% das pessoas com mais de 60 anos?

Basta imaginar uma água corrente passando por dentro de um cano e pensar no que acontece se começarmos a estreitar esse tubo. A pressão ali dentro aumenta, o que pode entupir ou gerar o rompimento da tubulação. É isso que acontece quando o coração bombeia sangue. Se os vasos são estreitados, a pressão arterial sobe.

A pressão alta afeta o coração, os rins e o cérebro. Quando um vaso entope no coração, o risco maior é o infarto. Já no cérebro, ahipertensão pode gerar o acidente vascular cerebral, comumente chamado de AVC. Nos rins, ainda pode acarretar alterações na filtração e até a paralisação dos órgãos.

A boa notícia é que, na maioria dos casos, a doença e suas consequências podem ser controladas ou até mesmo evitadas, desde que oshipertensos identifiquem sua condição e façam o controle adequado com tratamento médico.

Você sabe se tem hipertensão?

A pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão arterial é igual ou maior que 14 por 9.
(colocar aqui a imagem que tem no folheto da SBC)

Dez dicas para se prevenir contra a hipertensão arterial:

1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
2. Pratique atividades físicas todos os dias.
3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.
6. Abandone o cigarro.
7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.
8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
10. Ame e seja amado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *